Turim

    A Juventus pode ter tido um grande papel em por Turim no mapa, mas há mais nesta cidade do que ser a casa dos campeões Italianos.

    Turim foi em tempos a capital da histórica região de Savoia e, entre 1861 e 1865, também a capital de uma recentemente unificada Itália, portanto não existe uma melhor forma de começar uma visita a esta cidade do que pelos edifícios que representam o majestoso passado desta cidade.

    Situados em e em redor da Piazza Castello, uma praça, os palácios Palazzo Madama e o Palazzo Reale são quiçá os melhores exemplos da grandiosa arquitetura que agracia a zona central da cidade. Partindo dessa praça, uma caminhada ao longo da Via Po oferece um vislumbre da famosa cultura do café em Turim, além de albergar alguns das principais lojas da cidade. Esta rua leva-o a outra das principais praças da cidade, a Piazza Vittorio Veneto, a qual oferece uma soberba vista sob o rio Po e a igreja Gran Madre, que se ergue do outro lado do rio.

    O Corso Vittorio Emanuele II é uma estrada ladeada com diversos bares dedicados à melhor experiência de ver transmissões de futebol ao vivo. A avenida também alberga um número de bares que especializados em aperitivos (“aperitivo” em Italiano). Em Turim, estes significam algo mais do que uma simples dose de nozes e azeitonas. Comprando uma bebida, pode acompanha-la com a degustação uma larga escolha de iguarias, por preços muito razoáveis

    Para aqueles que preferem ter a sua refeição sentada, a zona de San Salvario alberga diversas casas de diversão, populares entre os locais, e não tem falta de bares onde pode ir beber um copo depois do jogo. Pode provar a cozinha local, além de comida estrangeira que vai da Mexicana, Argentina até ao Vietnamita nas zonas do Quadrilatero Romano e Vanchiglia da cidade.

    Turim é famoso a nível mundial por ser a casa da FIAT e, ainda que a cidade tenha um imenso orgulho no seu passado industrial não fique admirado em ver menos fumo de chaminés e mais arquitetura elegante, praças e avenidas, especialmente no centro histórico da cidade.

    Situado na Via Accademia delle Scienze, 6, está o Museu Egípcio, quer alberga a maior coleção de artefactos antigos desta civilização antiga fora do Cairo.

    Para os aficionados do cinema, é indispensável uma visita ao Museu Nacional de Cinema (Via Montebello, 20), onde pode ver cartazes, adereços e outros itens memoráveis de uma vasta gama de géneros de cinema. De volta aos carros, o melhor sitio para apreciar a longa ligação aos veículos de quatro rodas é sem dúvida o Museu Nacional do Automóvel, situado no lado sul da cidade (Corso Unità d’Italia, 40).